noticias Seja bem vindo ao nosso site Taciano Clécio!

Colunistas

Taxa básica de juros: e eu com isso?

Matheus Linard é redator publicitário e comentarista político com participações regulares na rádio opovo/CBN

Publicada em 06/08/23 às 07:37h

Matheus Linard


Compartilhe
Compartilhar a noticia Taxa básica de juros: e eu com isso?  Compartilhar a noticia Taxa básica de juros: e eu com isso?  Compartilhar a noticia Taxa básica de juros: e eu com isso?

Link da Notícia:

Taxa básica de juros: e eu com isso?
Matheus Linard é redator publicitário e comentarista político  (Foto: Guilherme Stecanella na Unsplash)

Os veículos de comunicação não falam de outra coisa a não ser da redução histórica da taxa básica de juros, o governo comemorou, alguns setores do mercado comemoraram, afinal, há três anos a SELIC vinha em 13,75% e na última quarta, o COPOM (Conselho de Política Monetária) fez um corte de 0,50 percentual, levando a famigerada taxa SELIC ao patamar de 13,25%. Um corte ousado, (na minha opinião deveria ter sido reduzida gradualmente em 0,25% iniciando a trajetória de queda) mas que vai impactar muito não apenas o governo Lula, mas o mercado como um todo e especialmente a nossa vida, afinal, NÓS somos o mercado. Se você chegou até aqui e ainda está se perguntando: e eu com isso? O que isso vai mudar na minha vida? Vem comigo que eu vou te explicar.

Curto e grosso: juro é o preço do dinheiro. Se você pega dinheiro, seja com agiota ou em banco, eles cobram juros, é ele que diz quanto vai custar os valores que você tomou como empréstimo na data futura que pretende pagar. Com o governo não é diferente, a taxa básica de juros é o preço do dinheiro que o governo vai pagar para poder se endividar.
Lula foi eleito com uma plataforma expansionista, prometeu muitas coisas e para cumprir precisa de dinheiro. Não por acaso, desde o início do mandato, ele atacava o Presidente do Banco do Brasil, Roberto Campos Neto, pressionando-o para que baixasse a SELIC, mesmo que o ambiente de inflação alta, endividamento das famílias e risco fiscal, dissesse o contrário do que Lula queria.

A inflação começou a ceder, mas ainda não era possível prever se era uma leve contração da base monetária ou de fato era uma queda sustentável.
A SELIC está intrinsecamente ligada à inflação, pois se o preço para o governo se endividar está mais barato, ele vai tomar mais recursos emprestado através da emissão de títulos e isso vai aumentar a base monetária. Quanto mais o governo se endivida, mais o preço do seu arroz, do seu feijão, do seu pãozinho, é pressionado para cima. A alta dos preços não é inflação, é um sintoma dela. Inflação é tão somente o aumento da base monetária (quanto mais dinheiro circulando no mercado, menos ele vale).

E assim como a taxa de juros do agiota ou do banco é calculada conforme a sua capacidade de pagar a dívida, a taxa básica de juros é calculada conforme a capacidade do governo de pagar suas dívidas em 24 horas, no caso, seus títulos.
Com a redução da taxa, não apenas o crédito para o governo está mais barato, como o acesso ao crédito pela pessoa física, você meu caro leitor, também ficará mais barato.

Mais pessoas vão tomar crédito, investir, fazer a roda da economia girar, mas é preciso ter cuidado e ser vigilante, pois se o governo passar a se endividar demais, além da sua  capacidade de liquidez, a base monetária pode aumentar de forma desenfreada e a inflação disparar. E se isso acontecer, o COPOM vai ter que puxar o freio e subir a SELIC novamente, dificultando o acesso ao crédito.

Não votei em Lula, não tenho o menor apreço por ele, mas torço de verdade para que faça uma gestão responsável, sem grandes aventuras como foi seu segundo mandato e os dois de Dilma Rousseff. Afinal, estamos todos no mesmo barco, somos todos passageiros desse grande navio de dimensões continentais chamado Brasil.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Cicero Edmilson Vitorino da Silva

10/09/2023 - 08:17:11

Oração da classe política mafiosa de Juazeiro do NorteMeu Deus! Dá-me força para matar todos meus inimigos políticos e agiotas que devo dinheiro.Com tua ajuda posso matar ainda mais na área da saúde ou pelo braço armado da pistolagem e até com ajuda de muito policial miliciano.Ajuda-me mais a usar o nome do finado Cicero Romão Batista para enganar super bem os otários e mercenários dessa cidade.Ajuda-me a ter mais grupos de mídias digitais, redes sociais e radialistas que difamam e matam para provarem que são leais a mim.Oh senhor! Sei que muitos aqui, assim como eu, considera tu uma nota de 100 reais e nossa senhora uma nota de 50 reais.Dá-me senhor! Condições de estar na missa do dia 20 junto com os padres que gostam de bajular políticos, movidos por interesses desmedidos e podres vaidades.Fazei com que eu tenha mais, promotores, delegados, policiais, conselheiros..., agentes de trânsito, guardas, agentes de saúde e professores que fazem todo tipo de serviço sujo para depois ser recompensado com diversos favores não republicanos.Concedei com que mais religiosos e pastores obcecados por dízimos e templo- centristas venham a mim, pedir dinheiro e materiais de construção para edificarem mais covas de lobos satânicas.Suplico que me dês mais anos de vida! Para que eu participe de mais procissões junto com outros vermes da pior espécie, que assim como eu compra votos de todo tipo de praga para chegar e gozar na sombra do poder.Abençoa os meus parentes que já perderam a vergonha na cara de comprar votos, ameaçar e constranger aqueles que receberam propina e não querem votar em mim, dizendo que não são mafiosos.Muito obrigado por esse tempo que me deste, porque eu consegui colocar na cabeça de muito gado alienado, ignorante e valentão, que os problemas sociais se resolvem com reza e água benta.Cicero Edmilson Vitorino da Silva.Por gentileza compartlhem essa realidade bruta pela libertação de muitos.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)9966-8325

Copyright (c) 2024 - Taciano Clécio