Por proposição do deputado federal Yury do Paredão (MDB), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, nesta quarta-feira (6), de audiência pública pela Comissão Mista que vai analisar a MP 1301/2025. O objetivo foi de instruir deputados e senadores a cerca do novo programa do governo federal, o “Aqui Tem Especialistas”. Yury foi eleito, na última terça-feira (5), o presidente da Comissão.
No seu questionamento ao titular da pasta da Saúde, o parlamentar quis saber da participação de prefeitos e prefeitas dentro do programa. “Sempre digo aos prefeitos que saúde deve ser prioridade da gestão, então gostaria de saber qual será o papel dos prefeitos no programa Agora Tem Especialistas ”, perguntou.
Em sua reposta, o ministro Padilha garantiu que os gestores terão participação ativa. “Tem duas questões que é o município que decide. Primeiro, o município em geral (ou estado) tem um complexo regulador, ele que organiza a fila. Então, vamos produzir através de carretas, negociação com setor privado, com plano de saúde/cirurgias para tirar pessoas dessa fila. É o município que vai chamar essas pessoas. Segundo, vamos consultar o município para saber que procedimentos eles querem. Então, é o município que decide”, explicou.
Além das perguntas feitas por Yury, o ministro respondeu aos questionamentos de demais deputados e senadores presentes na audiência e, também, de internautas que acompanharam a transmissão ao vivo pelos canais do Congresso Nacional.
O programa Agora Tem Especialistas, instituído pela Medida Provisória nº 1301/2025, tem por objetivo reduzir o tempo de espera por exames, consultas e cirurgias no país, com seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologista.