noticias Seja bem vindo ao nosso site Taciano Clécio!

Cariri

Yury do Paredão questiona ministro da Saúde sobre atuação de gestores no novo programa do SUS

vPor proposição do deputado federal Yury do Paredão (MDB), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, nesta quarta-feira (6), de audiência pública pela Comissão Mista que vai analisar a MP 1301/2025

Publicada em 07/08/25 às 07:25h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Yury do Paredão questiona ministro da Saúde sobre atuação de gestores no novo programa do SUS  Compartilhar a noticia Yury do Paredão questiona ministro da Saúde sobre atuação de gestores no novo programa do SUS  Compartilhar a noticia Yury do Paredão questiona ministro da Saúde sobre atuação de gestores no novo programa do SUS

Link da Notícia:

Yury do Paredão questiona ministro da Saúde sobre atuação de gestores no novo programa do SUS
No seu questionamento ao titular da pasta da Saúde, o parlamentar quis saber da participação de prefeitos e prefeitas dentro do programa  (Foto: Divulgação )
Por proposição do deputado federal Yury do Paredão (MDB), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, nesta quarta-feira (6), de audiência pública pela Comissão Mista que vai analisar a MP 1301/2025. O objetivo foi de instruir deputados e senadores a cerca do novo programa do governo federal, o “Aqui Tem Especialistas”. Yury foi eleito, na última terça-feira (5), o presidente da Comissão. 

No seu questionamento ao titular da pasta da Saúde, o parlamentar quis saber da participação de prefeitos e prefeitas dentro do programa. “Sempre digo aos prefeitos que saúde deve ser prioridade da gestão, então gostaria de saber qual será o papel dos prefeitos no programa Agora Tem Especialistas ”, perguntou.

Em sua reposta, o ministro Padilha garantiu que os gestores terão participação ativa. “Tem duas questões que é o município que decide. Primeiro, o município em geral (ou estado) tem um complexo regulador, ele que organiza a fila. Então, vamos produzir através de carretas, negociação com setor privado, com plano de saúde/cirurgias para tirar pessoas dessa fila. É o município que vai chamar essas pessoas. Segundo, vamos consultar o município para saber que procedimentos eles querem. Então, é o município que decide”, explicou.

Além das perguntas feitas por Yury, o ministro respondeu aos questionamentos de demais deputados e senadores presentes na audiência e, também, de internautas que acompanharam a transmissão ao vivo pelos canais do Congresso Nacional. 

O programa Agora Tem Especialistas, instituído pela Medida Provisória nº 1301/2025, tem por objetivo reduzir o tempo de espera por exames, consultas e cirurgias no país, com seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologista.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88)99966-8325

Copyright (c) 2025 - Taciano Clécio