O Cariri cearense volta a brilhar nos holofotes da produção audiovisual brasileira! A região, já consagrada por sua riqueza cultural, histórica e natural, se prepara para receber as filmagens de mais uma série de ficção com potencial nacional: Prazeres Insanos - Paleontologia do Medo. E a melhor notícia? A pré-produção já começou com força total!
Com direção do cineasta Lamarck Dias e realização da Lamarck Promoções, a série é um thriller psicológico ambientado entre os mistérios do Geopark Araripe, a espiritualidade popular e os conflitos sombrios de um protagonista com passado criminal. Tudo isso com um toque regional que promete impactar o público e valorizar como nunca a identidade do povo nordestino.
De 28 de março a 4 de maio, a cidade de Aurora, no Ceará, tornou-se o palco de uma grande mobilização artística. Mais de 40 Atores e atrizes — profissionais e iniciantes — estão participando de oficinas, laboratórios e encontros formativos com o Renomado Ator e Preparador de Elenco Nivaldo Nascimento que fazem parte do processo de seleção e preparação de elenco. A busca é por vozes, corpos e histórias que representem a essência do Cariri e do povo cearense, afirma Nivaldo.
“É um momento especial. Estamos falando de um projeto que une arte, território, cultura e oportunidade. Ver essa movimentação aqui, com tanta gente talentosa, é emocionante”, afirmou com entusiasmo o diretor Lamarck Dias.
A série que conta com o Apoio da Lei Paulo Gustavo - Secretaria da Cultura /Governo do Estado do Ceará terá 5 episódios em sua primeira temporada e será filmada em diversas cidades da região, como: Aurora, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Assaré, Nova Olinda e Santana do Cariri. O enredo gira em torno de Renato, um paleontólogo que retorna ao Brasil escondendo uma identidade perversa, entre assassinatos e manipulações, enquanto convive com personagens imersos na fé e nos conflitos morais do sertão.
Com fortes referências à religiosidade popular — como as romarias de Padre Cícero, a devoção à Nossa Senhora das Dores e aos beatos nordestinos — e à musicalidade de pifeiros e bandas cabaçais, com Título Provisorio: Prazeres Insanos - Paleontologia do Medo é uma homenagem ousada e inovadora ao Cariri. Uma produção que nasce do solo fértil da cultura nordestina para conquistar os corações de todo o Brasil, relata a Roterista Vanieli Oliveira.
Além do talento artístico, a série também contará com consultorias técnicas em arqueologia, paleontologia, psicologia criminal e cultura popular, mostrando o comprometimento com um conteúdo de qualidade, profundo e autêntico.
Com previsão de filmagens para o segundo semestre de 2025 e expectativa de lançamento em 2026, o projeto já movimenta o cenário cultural e audiovisual da região. “É mais do que uma série, é uma celebração da potência criativa do Cariri”, afirma Bruno Monteiro, Produtor Executivo da Série.