A partir de 2025, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) ofertará cinco novos cursos: Farmácia, Psicologia, Museologia, Arquivologia e Engenharia de Software. Além dos citados, o bacharelado em Ciências Contábeis, que funciona desde 2019, no campus Juazeiro do Norte, teve o seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) reformulado e terá o número de vagas duplicado.
As novas graduações serão ofertadas presencialmente nos campi Barbalha e Juazeiro do Norte da UFCA. Interessados em ingressar nesses novos cursos deverão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrer às vagas que serão disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Os normativos que permitem a criação dos cursos foram aprovados por meio de resoluções ad referendum. Essas resoluções foram homologadas na 56ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni/UFCA), realizada no dia 26 de setembro de 2024. “Ad referendum” – do latim, “com ressalva” – faz referência a decisões provisórias tomadas pelo reitor da UFCA e que precisam ser ratificadas posteriormente pelo Consuni/UFCA.
As escolhas dessas novas formações, bem como a duplicação no número de vagas de Ciências Contábeis, foram orientadas pelo Farol UFCA – instrumento de governança desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) e que usa dados acadêmicos para fundamentar a tomada de decisão.
Conforme o reitor da UFCA, Silvério Freitas, a implementação desses cursos na Instituição é uma resposta direta às necessidades da região na qual a UFCA está inserida: “[Essas graduações] serão muito importantes para o desenvolvimento sustentável do Cariri e do Ceará em geral. Com essa expansão, a Universidade fortalece seu papel acadêmico e social, o que nos traz ainda mais ânimo para seguir trabalhando pelo fortalecimento da UFCA e da nossa região”, destacou.
O professor Silvério acrescentou, ainda, que as graduações em questão representam uma expansão não apenas quantitativa, mas também qualitativa, pois é resultado de um planejamento cuidadoso e com grande potencial de gerar impactos positivos.
As resoluções que homologam as decisões ad referendum já estão publicadas na página dedicada à Seods/UFCA (Estrutura Organizacional > Órgãos Complementares > Seods > Consuni > Documentos > Resoluções > 2024).
Os cursos de Farmácia e Psicologia estarão vinculados à Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), unidade acadêmica da UFCA que funciona no campus Barbalha. As duas formações serão ofertadas em tempo integral, com 50 vagas anuais cada.
Em relação à carga horária, os dois novos cursos da área da Saúde na UFCA terão 4 mil horas/aula totais para integralização. Cada um dos cursos terá uma duração mínima de 10 períodos letivos, podendo ser estendidos até 15 períodos.
Museologia irá funcionar no campus Juazeiro do Norte, no turno da noite, também com 50 vagas anuais. Ele estará ligado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA) e serão necessárias 2.400 horas/aula para que os estudantes concluam o bacharelado. As referidas horas totais podem ser cumpridas em, no mínimo, sete períodos letivos e, no máximo, em dez.
Engenharia de Software será vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CTT/UFCA), com 50 vagas anuais. 3.200 horas serão necessárias para concluir a formação. As aulas dessa formação serão ministradas no turno da noite, no campus Juazeiro do Norte. Ao todo, os estudantes que optarem por essa graduação deverão cursar, no mínimo, oito períodos letivos.
O curso de Ciências Contábeis, após mudança no PPC, passará a ofertar 100 vagas anuais, com duas entradas por ano – da mesma forma que já ocorre com os cursos de Medicina, Administração e as Engenharias Civil e de Materiais. O bacharelado em Ciências Contábeis terá, ao todo, 3.024 horas – divididas em oito períodos, com aulas ministradas no turno da noite.