Estudantes de 99 escolas de Juazeiro do Norte participaram, nessa quinta-feira, 26, da solenidade de abertura da XVIII edição dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte - JEJUNOs. O Ginásio Poliesportivo foi o palco que recepcionou os estudantes/atletas, contando com a presença de mais de 5 mil pessoas.
Com o tema “Fortalecendo a equidade nos Jogos Estudantis”, a celebração estudantil emocionou o público presente com uma abertura marcada por momentos inesquecíveis, como a entrada da Banda Municipal Padre Cícero, entoando canções de cunho esportivo, bem como os hinos das bandeiras. A acolhida de todas as delegações, representando as unidades de ensino, foi feita por alunos que se destacaram nos jogos de 2023.
Houve também o juramento dos professores, estudantes e árbitros. A apresentação de dança do Grupo Suburbanos agitou a juventude na arquibancada, assim como o desfile para a escolha do Rei e da Rainha. Luzianny Pinheiro, da escola Zila Belém, foi consagrada com a coroa do Jejuno’s 2024, juntamente com o rei Gabriel Dias, da Escola Adauto Bezerra.
O ápice do evento foi o acendimento da tocha, que simboliza a chama dos Jogos e dá o pontapé inicial. A estudante Fátima Taynara, da Escola Municipal Antonio Bezerra Monteiro, acendeu a tocha, enquanto a chefe de gabinete, Sandra Cavalcante, declarou abertos os Jogos Estudantis.
Sandra Cavalcante ressaltou a emoção de ver o Ginásio completamente lotado para celebrar o evento, que ficou 10 anos sem acontecer e retornou em 2022. “O esporte faz parte do aprendizado desses estudantes. Este momento é único, uma nova geração que vivencia a magia dos Jejunos”, destacou.
A secretária de Educação, Márcia Franca, e o secretário de Esporte e Juventude, Philippe Agnis, destacaram o quanto vivenciar esses momentos é importante na formação das crianças e adolescentes, e como a parceria entre educação e esporte é necessária. As disputas acontecem até o próximo dia 31 de outubro.